sábado, 20 de outubro de 2007

Tropa de Elite

Dois meses depois, e finalmente, volto a escrever aqui.

É que, apesar da total falta de tempo à qual ando submetido, foi impossível deixar passar em branco o assunto mais comentado e, a meu ver, controverso, do momento: o filme TROPA DE ELITE e toda a repercussão que gerou.

Todo mundo está discutindo se é a favor ou contra a tortura e violência empregadas pela polícia, e a sociedade, principalmente a classe média, demonstra que "apesar de desumano, é um mal necessário" (quem ainda não ouviu ou disse algo do tipo?).

Afinal, ela está encurralada por todos os lados: pela violência dos criminosos e pelo descaso das autoridades.

A mídia faz a sua parte, veiculando matérias mesquinhas que a classe média engole: Veja, Folha de SP etc. alimentam as discussões mais sem propósito: bandido deve mesmo morrer? A polícia deve torturar?

Os aplausos ao final das sessões confirmam que a classe média apóia a guerra contra os criminosos, o que também é confirmado pelas pesquisas da mídia.

Mas ninguém percebeu é que a mídia, em vez de patrocinar pesquisas que não vão revelar nada que ninguém ainda não saiba, deixa de perguntar à sociedade, por exemplo, o que ela acha da corrupção da Polícia, do fato de os policiais travarem uma guerra entre si, de o sistema estar dominado por policiais corruptos que fornecem armas aos traficantes.... não! Pra quê??

Tudo isso foi mostrado no filme, lembram-se do que o Matias disse?
"Vocês estão muito mal influenciados por jornalzinho e televisão!"

Elegeram um herói, como sempre (Cap. Nascimento, que nas palavras de um professor meu, deveria ser chamado de Cap. Falecimento). O brasileiro é como um fanático religioso que aguarda a vinda do Messias que virá salvá-lo, e deixa de fazer sua parte para transformar sua realidade.

Ao invés de a mídia e classe média se revoltarem com a calamitosa situação em que se encontra a polícia, preferiram exaltar a violência, a tortura. O importante é matar bandido.... pra quê impedir que novos jovens se tornem também bandidos? Se virar bandido, morre; essa é a lógica.

Parece que ninguém notou que dentro dessa lógica, assim como a violência da criminalidade contra os cidadãos justifica a execução sumária dos bandidos, não mudar a realidade que forma novos criminosos justifica que eles matem arbitrariamente cidadãos dentro de seus carros, em assaltos nos semáforos ou seqüestros-relâmpago.

Discordam? Então procurem considerar alguns pontos que invariavelmente são postos de lado quando a discussão é a violência:

Como exigir que um criminoso, que não vê em sua vida nenhum valor, pois ninguém nunca deu valor a ela, tenha "humanidade" e não mate? Em qual momento da vida desses caras eles foram tratados com alguma humanidade?

A vida de um filho da classe média ou alta vale mais que a de um filho da favela por quê?

Porque em sua casa tem água e esgoto, e na do favelado não?

Porque ele faz aulas de inglês aos cinco anos, enquanto que o favelado, se não morrer de fome antes dos cinco, entra para as estatísticas do governo como indicativo de "melhorias"?

Por que aos 15 anos ele vai fazer um intercâmbio no Canadá ou Inglaterra, enquanto que o favelado aos 15, se ainda não tomou um tiro na cabeça, já abandonou a escola faz tempo? Aliás, que escola? Se esta existe, não há nela nada que atraia o aluno, pois os professores são desmotivados pelos salários miseráveis e condições precárias, e também porque a aprovação não depende do rendimento escolar, graças ao magnifíco planejamento educacional brasileiro.

Com tanta gente vivendo dessa forma indigna, claro que alguns, pelo menos, se tornarão criminosos.

Enfim.... apoiar a guerra é opção menos inteligente que a sociedade civil pode fazer. Ela quer guerra ou paz, afinal?

Se a resposta AINDA for paz, é pela guerra que se conseguirá conquistá-la?

A sociedade já perdeu há muito a hora de começar a lutar pelo que deve, ao invés de ficar apoiando mediocridades como o extermínio de bandidos.... porque, sem eliminar a "fonte" de criminosos, o efeito de seu extermínio é igual ao das moscas, você mata uma, aparecem outras duas....

Chega de manifestações de exaltação à violência!!! É preciso voltar essa energia e esse anseio por justiça e moralidade contra os caras que deixam as drogas e as armas entrarem no país; esses caras não estão no morro, estão de terno e gravata sendo pagos com dinheiro do nosso imposto de renda!!

Chega de exclusão..... é preciso exigir DIGNIDADE para todos.

Porque enquanto houver pessoas morando em bairros sem água, luz, comida, emprego, educação e transporte público, nós, em nossos carros, continuaremos sendo vítimas dos filhos dessa miséria, que não têm comida ou escola, mas sim, cocaína e armas.

2 comentários:

Sérgio de Moraes Paulo disse...

Parabéns pelo Blog.
A classe média está muito mais perdida do que mal-intencionada.
Quanto à mídia...Coitada, os blogs a catequisarão...rs...

Grande abraço.

Diogo Melo disse...

Clap, clap, clap...


Posso criar uma sinapse ?

http://www.youtube.com/watch?v=zCawcPs7U9U


Prontinho =D