sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Lembrete

A resolução 1514 da ONU

"1. A sujeição dos povos à dominação e à exploração estrangeira constitui uma negação dos direitos fundamentais do homem, e contrário à Carta das Nações Unidas, compromete a causa da paz e da cooperação mundial.

(...)

3. TODOS os povos têm direito à LIVRE DETERMINAÇÃO; em virtude desse direito, ELES DETERMINAM LIVREMENTE o seu estatuto político e buscam livremente o seu desenvolvimento econômico, social e cultural.

4. SERÁ POSTO FIM A TODAS AS AÇÕES ARMADAS E A TODAS AS MEDIDAS DE REPRESSÃO, de qualquer tipo, que sejam dirigidas contra os povos dependentes, para permitir à sua população exercer pacífica e livremente o direito à independência completa e à INTEGRIDADE DE SEU TERRITÓRIO.

(...)

6. Toda tentativa visando destruir PARCIAL OU TOTALMENTE a unidade nacional e a integridade territorial de um país é incompatível com as metas e os princípios da Carta das Nações Unidas. TODOS OS ESTADOS DEVEM OBSERVAR FIEL E ESTRITAMENTE as disposições da Carta das Nações Unidas, a Declaração Universal dos Direitos do Homem e a presente Declaração sobre a base da igualdade, DA NÃO INGERÊNCIA NOS ASSUNTOS INTERNOS DOS ESTADOS e do respeito aos direitos soberanos e à integridade territorial A TODOS OS POVOS."

Embora esse texto diga respeito à independência de Estados anteriormente explorados pelas grandes potências (antigas colônias), povos como os curdos, palestinos, chechenos, bascos e MUITOS OUTROS não detêm, ainda, um território autônomo e soberano, mesmo tendo sido tal direito assegurado pela Carta das Nações Unidas e sendo essa a vontade manifestada por esses povos.

5 comentários:

Renata S. Zamboni disse...

Seu Blog ta bombando tanto qto o meu.
Passei no blog da Bruna e adicionei o sue á minha lista tbm.
Vc pode não querer divulgar o blog ainda mas... rapaz, somos amigos, ninguem cresce se isolando. Vamos trocar idéias.
Falando nisso... em qual pé está aquela idéia do "blog comunitário"?

Logo mais eu leio seus ultimos textos pra poder comentar.

Beijão
Re

Anônimo disse...

Holá!
Mas é claro que eu gostaría de participar da revistablog. No momento, como você deve ter reparado, não tenho tido tempo de postar no meu blog porque estou viajando, mas assim que eu voltar postarei alguns textos que escrevi durante as viagens.
Bom meu caro, a gente se fala por aqui.
Um grande beijo e hasta!

Anônimo disse...

Será que é possível enviar este texto, traduzido, para os amigos palestinos? Não sei pq, mas acho que eles só têm acesso à versão em inglês. Talvez isso esteja dificultando as coisas por lá. Intérpretes americanos à disposição é privilégio dos israelenses, até então. Sabe como é o mundo globalizado e democrático...

Philipe disse...

O blog ta mt show cara

realmente mt bom msm nao abandona nao continua escrevendo

parabnens ae

Meu Blog : Blog Do Philipe

Anônimo disse...

Utopias existem, e acontecem com mais frequencia do que voce imagina.
Fora que, a ONU, é mais uma organização que agrada os EUA e seus aliados do que uma Organização de Nações Unidas.